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Curso de Especialização em Estudos da Linguagem Aplicados à Educação de Surdos – CELAES 2014

               Para efetivar seu compromisso social, sob a égide de princípios da Universidade Federal do Pará como a universalização do conhecimento, o respeito à ética e à diversidade étnica, cultural e biológica, o pluralismo de idéias e de pensamento, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a garantia do ensino público e a excelência acadêmica, o Instituto de Letras e Comunicação (ILC) oferta o Curso de Especialização em Estudos da Linguagem aplicados à Educação de Surdos integrando o programa de pós graduação lato sensu do ILC. Este curso surge em um momento importante da educação brasileira, posto que permite aos profissionais da educação e áreas afins possibilidades de capacitação voltada para a inclusão educacional de surdos, atendendo desse modo às exigências legais das políticas públicas brasileiras, conforme determina o decreto 5626 de dezembro de 2005, que regulamenta a lei 10.436 de 24 de abril de 2002, a qual dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, e a lei 10.098, de 19 de setembro de 2000 que estabelece a LIBRAS como disciplina curricular nos cursos de licenciatura, como forma de favorecer o processo de inclusão educacional.
                    Em razão da necessidade de se adequar a legislação à realidade educacional, este curso objetiva oferecer uma formação continuada para profissionais que atuam nas áreas da linguagem e educação para surdos.
Na atual conjuntura da realidade educacional brasileira,e no caso específico do estado do Pará, observa-se a necessidade de discutir a educação de surdos, com ênfase nos estudos da linguagem, a partir de diversas abordagens educacionais, além do que apontamos a importância da compreensão do processo de desenvolvimento sociocognitivo, das ações pedagógicas e do conhecimento dos aspectos socioculturais, afetivos e psicobiológicos envolvidos na educação inclusiva. Neste sentido, este curso ose constitui como fórum favorável para reflexão e o debate sobre os aspectos multidisciplinares que envolvem a educação de surdos, de forma a articular como já foi apontado anteriormente, o ensino, a pesquisa e a extensão, na perspectiva da formação acadêmica a nível de pós-graduação.
            Ademais, este curso de especialização enfatiza a relação indissociável entre os fundamentos teóricos e as práticas pedagógicas, no sentido de integrar os diversos saberes, com o intuito primordial de ampliar as competências do profissional que atua na educação de surdos ou que venha a trabalhar nesta área do conhecimento.

OBJETIVOS DO CURSO
O Curso de Especialização em Estudos da Linguagem Aplicados à Educação de Surdos será destinado à capacitação docente com vista aos seguintes objetivos:
Geral
  • Promover a capacitação de profissionais de Letras, da Educação e áreas afins, propiciando o aprofundamento e a atualização teórico-metodológica no processo de ensino e aprendizagem de LIBRAS, Língua Portuguesa como segunda língua, Linguagens Integradas em uma abordagem interdisciplinar.

    Específicos
  • Conhecer os fundamentos teóricos da educação de surdos;
  • Estudar sobre os conhecimentos da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, sua trajetória sócio-histórica, estrutura e funcionalidade nas situações sociocomunicativas;
  • Apresentar aspectos do desenvolvimento humano, percepção, sensibilização, coordenação motora, esquemas corporais da pessoa surda;
  • Desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos;
  • Construir material didático-pedagógico de leitura e escrita para alunos surdos envolvendo diversas linguagens (cinema, pintura, música, literatura, jogos, teatro, entre outras);
  • Promover a integração entre as produções pedagógicas e científicas produzidas nos seminários, bem como, práticas extensionistas em ambientes formais e não formais ligadas à educação inclusiva de surdos;
  • Estimular a formação didático-pedagógica e a iniciação à pesquisa para profissionais deste curso de especialização, por meio da elaboração de projetos de pesquisa, construção de artigos científicos, entre outros.
  • Estimular o professor à construção de uma postura crítica e reflexiva sobre sua prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de surdos, considerando todas atividades curriculares desenvolvidas no curso.

PÚBLICO ALVO
            O curso destina-se aos docentes do ensino fundamental e médio, egressos de cursos de licenciatura da área de Letras, Pedagogia e outras áreas afins, que sejam portadores de diploma de graduação, além de bacharéis interessados na área central do curso de especialização.
            Os profissionais egressos desses cursos deverão desenvolver os conhecimentos a partir dos fundamentos teóricos, práticos e atitudinais apreendidos nas leituras, aulas, debates, entre outras estratégias de ensino-aprendizagem realizadas ao longo do curso de especialização. 
O conhecimento formal será estimulado por situações problemas, construção de hipóteses e aplicabilidade das teorias na realidade educacional dos docentes envolvidos neste curso. Ademais, pretende-se possibilitar aos participantes deste curso a mobilização de conhecimentos sob uma perspectiva interdisciplinar, articulando diversas áreas do saber com o intuito de desenvolver reflexão-ação na construção de estratégias de ensino das habilidades sócio-comunicativas para as pessoas surdas.

FUNCIONAMENTO DO CURSO, DISPONIBILIDADE DE VAGAS, CARGA HORÁRIA E INVESTIMENTO

O curso funcionará na UFPA – Campus Universitário de Belém, prédio do ILC no período de Maio de 2014 e término para Novembro de 2015, perfazendo um total de 18 meses. Serão ofertadas, exclusivamente, 50 (cinquenta) vagas. O curso terá 565 horas, divididas em três módulos, ofertados em turno integral com periodicidade quinzenal, na modalidade modular/presencial, cuja oferta poderá ocorrer às sextas-feiras e sábados conforme planejamento acadêmico do CELAES. O investimento será de taxa de matrícula, e 18 (dezoito) parcelas de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais).  

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