Curso de Especialização em Estudos da Linguagem
Aplicados à Educação de Surdos – CELAES 2014
Para
efetivar seu compromisso social, sob a égide de princípios da Universidade
Federal do Pará como a universalização do conhecimento, o respeito à ética e à
diversidade étnica, cultural e biológica, o pluralismo de idéias e de
pensamento, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a garantia
do ensino público e a excelência acadêmica, o Instituto de Letras e Comunicação
(ILC) oferta o Curso de Especialização em Estudos da Linguagem aplicados à
Educação de Surdos integrando o programa de pós graduação lato sensu
do ILC. Este curso surge em um momento importante da educação brasileira, posto
que permite aos profissionais da educação e áreas afins possibilidades de
capacitação voltada para a inclusão educacional de surdos, atendendo desse modo
às exigências legais das políticas públicas brasileiras, conforme determina o
decreto 5626 de dezembro de 2005, que regulamenta a lei 10.436 de 24 de abril
de 2002, a qual dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, e a lei
10.098, de 19 de setembro de 2000 que estabelece a LIBRAS como disciplina
curricular nos cursos de licenciatura, como forma de favorecer o processo de
inclusão educacional.
Em razão da necessidade de se adequar a legislação à realidade educacional,
este curso objetiva oferecer uma formação continuada para profissionais que
atuam nas áreas da linguagem e educação para surdos.
Na atual
conjuntura da realidade educacional brasileira,e no caso específico do estado
do Pará, observa-se a necessidade de discutir a educação de surdos, com ênfase
nos estudos da linguagem, a partir de diversas abordagens educacionais, além do
que apontamos a importância da compreensão do processo de desenvolvimento
sociocognitivo, das ações pedagógicas e do conhecimento dos aspectos socioculturais,
afetivos e psicobiológicos envolvidos na educação inclusiva. Neste sentido,
este curso ose constitui como fórum favorável para reflexão e o debate sobre os
aspectos multidisciplinares que envolvem a educação de surdos, de forma a
articular como já foi apontado anteriormente, o ensino, a pesquisa e a
extensão, na perspectiva da formação acadêmica a nível de pós-graduação.
Ademais, este curso de especialização enfatiza a relação indissociável entre os
fundamentos teóricos e as práticas pedagógicas, no sentido de integrar os diversos
saberes, com o intuito primordial de ampliar as competências do profissional
que atua na educação de surdos ou que venha a trabalhar nesta área do
conhecimento.
OBJETIVOS
DO CURSO
O Curso
de Especialização em Estudos da Linguagem Aplicados à Educação de Surdos será
destinado à capacitação docente com vista aos seguintes objetivos:
Geral
- Promover a capacitação de
profissionais de Letras, da Educação e áreas afins, propiciando o
aprofundamento e a atualização teórico-metodológica no processo de ensino
e aprendizagem de LIBRAS, Língua Portuguesa como segunda língua,
Linguagens Integradas em uma abordagem interdisciplinar.
Específicos
- Conhecer os fundamentos
teóricos da educação de surdos;
- Estudar sobre os
conhecimentos da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, sua trajetória
sócio-histórica, estrutura e funcionalidade nas situações
sociocomunicativas;
- Apresentar aspectos do
desenvolvimento humano, percepção, sensibilização, coordenação motora,
esquemas corporais da pessoa surda;
- Desenvolver estratégias de
ensino-aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua para alunos
surdos;
- Construir material
didático-pedagógico de leitura e escrita para alunos surdos envolvendo
diversas linguagens (cinema, pintura, música, literatura, jogos, teatro,
entre outras);
- Promover a integração entre
as produções pedagógicas e científicas produzidas nos seminários, bem
como, práticas extensionistas em ambientes formais e não formais ligadas à
educação inclusiva de surdos;
- Estimular a formação
didático-pedagógica e a iniciação à pesquisa para profissionais deste
curso de especialização, por meio da elaboração de projetos de pesquisa,
construção de artigos científicos, entre outros.
- Estimular o professor à
construção de uma postura crítica e reflexiva sobre sua prática pedagógica
no processo de ensino-aprendizagem de surdos, considerando todas
atividades curriculares desenvolvidas no curso.
PÚBLICO
ALVO
O curso destina-se aos docentes do ensino fundamental e médio, egressos de
cursos de licenciatura da área de Letras, Pedagogia e outras áreas afins, que
sejam portadores de diploma de graduação, além de bacharéis interessados na
área central do curso de especialização.
Os profissionais egressos desses cursos deverão desenvolver os conhecimentos a
partir dos fundamentos teóricos, práticos e atitudinais apreendidos nas
leituras, aulas, debates, entre outras estratégias de ensino-aprendizagem
realizadas ao longo do curso de especialização.
O
conhecimento formal será estimulado por situações problemas, construção de
hipóteses e aplicabilidade das teorias na realidade educacional dos docentes
envolvidos neste curso. Ademais, pretende-se possibilitar aos participantes
deste curso a mobilização de conhecimentos sob uma perspectiva
interdisciplinar, articulando diversas áreas do saber com o intuito de
desenvolver reflexão-ação na construção de estratégias de ensino das
habilidades sócio-comunicativas para as pessoas surdas.
FUNCIONAMENTO
DO CURSO, DISPONIBILIDADE DE VAGAS, CARGA HORÁRIA E INVESTIMENTO
O curso
funcionará na UFPA – Campus Universitário de Belém, prédio do ILC no período de
Maio de 2014 e término para Novembro de 2015, perfazendo um total de 18 meses.
Serão ofertadas, exclusivamente, 50 (cinquenta) vagas. O curso terá 565 horas,
divididas em três módulos, ofertados em turno integral com periodicidade
quinzenal, na modalidade modular/presencial, cuja oferta poderá ocorrer às
sextas-feiras e sábados conforme planejamento acadêmico do CELAES. O
investimento será de taxa de matrícula, e 18 (dezoito) parcelas de R$ 450,00
(quatrocentos e cinquenta reais).
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